Edgar Degas

edgar

.

“Chamam-me o pintor das bailarinas”, dizia Degas com tristeza, “não compreendem que a bailarina é um pretexto para reproduzir o movimento fluido.”

“Bailarinas em Rosa” – Edgar Degas
Pintor francês impressionista (1834-1917)

Degas era conhecido como “o pintor das bailarinas”, mas hoje é reconhecido como tendo feito a ponte entre a pintura do século XIX e a do século XX.

Degas (cujo nome completo era Hilaire-Germain-Edgar De Gas) nasceu em Paris, na França, no dia 19 de julho de 1834, e morreu na mesma capital, no dia 27 de setembro de 1917.

Degas era pintor, artista gráfico e escultor, amplamente celebrado pelas suas imagens da vida parisiense. Seu tema principal era a figura humana — especialmente a feminina —, que ele trabalhou em obras que vão desde os retratos sombrios de seus primeiros anos até os estudos de lavadeiras, cantoras de cabaré e modistas, em que seguia as técnicas do estilo de pintura chamado impressionismo. As bailarinas e as mulheres se banhando foram temas dos quadros de Degas durante toda a sua carreira.

Degas foi um inovador incansável e, mesmo reconhecido como um dos melhores desenhistas de seu tempo, fez experiências com uma ampla variedade de materiais e meios de criar imagens, usando óleo, pastel, guache, gravura, litografia, monotipia, modelagem em cera e fotografia.

Nas últimas décadas de sua vida, tanto os seus temas quanto as suas técnicas simplificaram-se, originando uma nova arte de cores vivas e formas expressivas, bem como vastas sequências de obras intimamente ligadas.

Ele chegou a ser marginalizado como “o pintor das bailarinas”, mas agora é reconhecido como uma das figuras mais complexas e inovadoras de sua geração, tendo influenciado Pablo Picasso, Henri Matisse e muitos dos principais artistas do século XX.

“A Primeira Bailarina” – Edgar Degas
“A Aula de Dança” – Edgar Degas







“Ensaio de Balé” – Edgar Degas
Degas
“As Bailarinas em Azul” – Edgar Degas

Degas

 

Fonte – 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s