Cuidado com a barriguinha!

 

Cuidado com a barriguinha! Parece que estamos falando de dieta, mas na verdade o assunto é saúde. Mulheres com mais de 88 cm de cintura precisam prestar atenção no excesso de gordura abdominal

 

Você já mediu o tamanho da sua cintura? Muitas mulheres nem desejam saber a resposta dessa dúvida. Simplesmente ignoram o fato de que existe a fita métrica. Mas e quando o assunto diz respeito à sua saúde e não à sua aparência?

Especialistas revelam que todas as mulheres que possuem mais de 88 cm de cintura deveriam fazer exames cardíacos anualmente. Essa preocupação ocorre devido ao excesso de gordura abdominal que leva mais de um terço das mulheres a subestimar o seu risco de morte tendo um ataque de coração, um derrame ou até mesmo dores no peito.

A pesquisa foi feita com mulheres entre 35 para 63 anos e avaliou fatores de doença dos riscos de coração. Foi encontrado um número surpreendentemente alto de mulheres norte-americanas preponderantes cuja circunferência da cintura é muito esticada, levando a uma subavaliação séria do risco a saúde de coração.

Publicado no “Jornal da saúda da Mulher”, em agosto, o estudo mostra que 39% estão sobre o peso e 35% eram obesas. Mas é preciso lembrar que não é apenas o tamanho da cintura que influencia na saúde do coração. Existem outros fatores que influenciam em uma ataque cardíaco como idade, pressão, colesterol, cigarro e diabetes.

Mas não são apenas as mulheres que devem se preocupar com esse fato. Homens também precisam cuidar do tamanho da barriguinha. O número ideal para a cintura masculina é de 100 cm, se passar disso, já pode ser considerado obeso.

Os pesquisadores dizem que os próximos passos serão monitorar as mulheres para ter certeza que os tratamentos estão abaixando os riscos e os problemas atuais de coração, aumentando o tempo de vida.

Em 2006, das 150 mulheres que foram avaliadas como altos riscos de problemas cardíacos, 71% seguiram tratamento com seu médico, 64% modificaram a dieta, 47% perderam o peso, 61% controlaram os seus níveis de pressão de sangue, 6% deixaram de fumar, e 23% verificaram a sua medida da cintura contra a marca de referência de 88cm.

De acordo com as últimas estatísticas da Associação Americana do Coração, uma em três americanas possuem algum tipo de doença cardiovascular. Cerca de 69 milhões de mulheres estão sobrepeso (você achou que era a única?), incluindo mais de 36 milhões dessas que são obesas.

 

Por Victoria Bensaude

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s