Candidíase – O Que É?

419686_10151298791570179_566625178_23076713_486081068_n_large

 

Candidíase – O Que É?

A candidíase é uma infecção resultante do crescimento excessivo do fungo cândida albicans e pode aparecer em qualquer parte do corpo.

O cândida albicans está presente em todas as pessoas, mas o seu crescimento excessivo ocorrem em algumas pessoas por causa do sistema imunológico enfraquecido, consumo excessivo de açúcar ou alergias.

Causas da Candidiase

Causas da Candidiase

Em mulheres a candidíase vaginal é a segunda maior causa de ardor vaginal, comichão e descarga vaginal. Estas leveduras encontram-se na vagina de 20% a 50% das mulheres saudáveis e podem ter um desenvolvimento exagerado quando mudam as condições na vagina.

A utilização de antibióticos ou de esteróides é a razão mais comum para o sobre desenvolvimento do fungo. A gravidez, menstruação, esperma, diabetes e a pílula anticoncepcional também podem contribuir para uma candidíase vaginal. A candidíase vaginal é mais comum depois da menopausa.

Aqui estão algumas causas da candidíase:

  • Pessoas que tem um sistema imunológico enfraquecido por causa de tratamentos de câncer, esteróides ou doenças como a AIDS, a candidíase pode ocorrer em todo o corpo e pode ser fatal. O sangue, cérebro, olhos, rins e o coração são os órgãos mais afetados. Apesar disso o fungo cândida também pode crescer nos pulmões, fígado e no baço. A candidíase é uma das maiores causas de esofagite (inflamação do esôfago) em pessoas com o AIDS.
  • Cerca de 15% das pessoas com um sistema imunitário enfraquecido desenvolvem uma doença sistêmica por causa da candidíase. Estas infecções entram na corrente sanguínea através de cortes ou falhas na pele ou nas membranas mucosas. Os fungos cândida podem acumular-se numa determinada área devido ao uso freqüente de antibióticos, que matam a bactéria que mantém o fungo sob controlo.
  • As utilizações de engenhos implantados na pele como os cateteres para urinar ou para dar soro também dão acesso para o fungo entrar no organismo. Os utilizadores de drogas injetáveis que utilizam seringas sujas podem injetar o fungo diretamente para a corrente sanguínea ou para os tecidos.

Tipos de Candidíase

Existem vários tipo de infecções:

  • Candidíase Oral
  • Candidíase Vaginal
  • Candidíase Peniana
  • Candidíase Intestinal

Um problema muito comum são as infecções recorrentes de candidíase – a chamada candidíase recorrente.A candidíase é uma doença comum e existem várias formas de tratar a doença. O tratamento com remédios e produtos farmacêuticos é eficaz para combater os sintomas da doença, mas não impede o reaparecimento da doença porque não toma em conta a causa.

Fontes de reinfecção

Parceiros masculinos – mesmo não apresentando os sintomas, a mulher pode passar a candidíase ao seu parceiro. Poucos homens apresentam os sintomas, mas são fontes de reinfecção.

Pele dos genitais – a candidíase pode reaparecer a partir de lesões, como um trauma provocado na relação sexual.

Artigos de uso pessoal – os fungos ficam em escovas de dentes, bidês, banheiras e roupas íntimas.

Trato gastrointestinal – o intestino é um reservatório de colonização. Uma higiene íntima inadequada pode provocar a disseminação do microorganismo do intestino para o órgão genital feminino, causando reinfestação.

Cuidados

Faça uma perfeita higienização durante o banho.

Prefira sabonete, absorvente e papel higiênicos neutros.

Evite banho em banheiras.

Não use toalhas e roupas de outras pessoas.

Seque bem todo o corpo.

A higiene pessoal deve ser feita da vulva para o orifício retal, nunca ao contrário.

Prefira calcinhas de algodão.

Lave as roupas íntimas com água fervente e sabão.

Evite meias e roupas íntimas de nylon e calças apertadas.

Passe as roupas íntimas com ferro.

Sintomas

Coceira e sensação de ardência na vulva.

Corrimento vaginal branco espesso e aderente.

Inflamação vulvar com vermelhidão.

Algumas mulheres têm apenas uma leve irritação e coceira.

Grande desconforto durante a relação sexual.

Durante o ato sexual, a mulher com candidíase transmite-a ao homem, que dificilmente desenvolve os sintomas – eventualmente o parceiro sexual aparece com pequenas manchas vermelhas no órgão genital masculino, mas acaba se tornando um reservatório da doença.

Devido a isso, o homem deverá fazer também o tratamento, para que ele não retransmita a doença para a mulher que já estiver curada.

O diagnóstico é clínico, através de exames de laboratório e o papanicolau (exame preventivo de câncer).

Tratamento

Por muitos anos, o tratamento da candidíase vaginal era feito com cremes e óvulos. Devido aos inconvenientes da administração, muitas pacientes abandonavam o tratamento.

Hoje existem tratamentos administrados por via oral, com apenas um dia de duração. Siga corretamente a prescrição do seu médico e tome os devidos cuidados para evitar uma reinfecção.

Fonte: http://www.hmdap.com.br

420640_174476066002910_140111176106066_267385_1494865806_n_large
 
Anúncios

Um pensamento sobre “Candidíase – O Que É?

  1. Great blog! Is your theme custom made or did you download
    it from somewhere? A design like yours with a few simple tweeks would really make
    my blog jump out. Please let me know where you got
    your design. With thanks

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s