Abelardo da Hora

Na minha última visita à São Paulo tive uma grata surpresa ao visitar a mostra “Amor e Solidariedade”  exposta no vão livre do MASP . Uma retrospectiva, idealizada para celebrar as seis décadas da primeira exposição deste mestre, um dos marcos fundamentais da arte moderna brasileira, deste criador  pernambucano que, aos 84 anos, é um dos poucos escultores expressionistas de vulto em plena atividade no Brasil. [ Confesso minha ignorância em relação ao trabalho dele.]

A iniciativa do MASP e do Instituto Abelardo da Hora de Recife é excelente, achei fantástica a iniciativa da exposição ser no vão livre do MASP merece muito mais que ser apenas um espaço vazio onde as pessoas se encontram. As pessoas têm vontade de conhecer mais sobre arte, mas com o ingresso do MASP a 15 reais esse provavelmente é o único jeito das pessoas terem um contato mais direto com essas obras. Espero que esta não seja a última exposição com esse tipo de estrutura, e que venham muitas outras!

A exposição “Amor e Solidariedade” permanecerá no vão do MASP todos os dias até 15 de fevereiro.

Com uma carreira que sofreu muita influência política, Abelardo sempre foi um artista que conseguiu equilibrar seu engajamento militante, sem nunca deixar de lado a sensualidade dos nus femininos. Essa dualidade poderá pode ser observada na retrospectiva do trabalho de Abelardo, mas o essencial, segundo os críticos, é que ele nunca se curvou aos modismos. Preferiu se comover tanto ao retratar as condições subumanas da sociedade nordestina como corpos femininos que transmitem ao mesmo tempo sensualidade e recato.
A vasta obra de Abelardo inclui mais de mil trabalhos espalhados pelo mundo. Depois de São Paulo, as peças de Abelardo vão para João Pessoa, Recife, Caracas, Paris (Museu George Pompidou), Bruxelas e Buenos Aires

Obras do Artista, Clique!

Abelardo da Hora. In: Itaú Cultural.

Anúncios

3 pensamentos sobre “Abelardo da Hora

  1. Eis um artista que muito pouco ouvi falar. Sabe Beth, a gente que vive fora das capitais fica privado de um contato mais direto com os artistas e suas obras a não ser via revista, jornal ou blogs.

    Acho que a cultura, em todos os seus níveis, deveria ser mais acessíveis ao povo que não vive nas grandes capitais.

    É isso!!!

  2. Hoje, em Recife, sábado à tarde, tive o especial prazer de conhecer, pessoalmente, em sua simples e excepcional residência, misto de moradia e de ateliê do grande escultor brasileiro, que ele é, esta extraordinária e eloquente figura da arte e da política pernambucana e brasileira.
    Um grande artista e um eloquente conversador e relembrador de sua linda história de vida e de producão artística, com esculturas espalhadas por muitos cantos do Brasil e de boa parte do mundo.
    Relembramos e o ouvimos falar de sua história de combate político, de luta pela liberdade e pela democracia social, econômica e CULTURAL…
    Um gigante da luta política, cultural e pela arte, o que fez, ao seu tempo, ao lado de Josué de Castro, Paulo Cavalcanti, Gregório Bezerra, Pelópidas Silveira, Miguel Arraes, Marcus Freire, Ascenso Ferreira – só relembrando de alguns que já passaram por esta vida, em Recife -. Trata-se de um grande homem, artista de enorme valor e a quem vale muito a pena conhecer.
    Fiquei muito feliz por haver podido, nesta tarde, passar algumas horas, em sua casa e em “seu Museu” pessoal, conversando com ele, sobre muitas coisas, relativas à sua vida, à sua história, ao seu papel nesta vida e às suas inesquecíveis contribuicões políticas e artísticas.
    Foi um grande prazer, Mestre ABELARDO DA HORA.
    De seu Admirador,
    Prof. Dr. Geronimo W. MACHADO.
    De Florianópolis (SC) Brasil, mas em Recife.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s