Estética & Filosofia

Com a ditadura imposta à sociedade de um padrão para o “Belo” fala-se muito da palavra “Estética”. Mas , de fato o que significa esta palavra ?

Estética é a área da filosofia que estuda racionalmente o belo – aquilo que desperta a emoção estética por meio da contemplação – e o sentimento que ele suscita nos homens. A palavra estética vem do grego aesthesis, que significa conhecimento sensorial ou sensibilidade, e foi adotada pelo filósofo alemão Alexander Baumgarten (1714-1762) para nomear o estudo das obras de arte como criação da sensibilidade, tendo por finalidade o belo.

Embora a expressão “estética” tenha uso recente para designar essa área filosófica, ela já era abordada sob outros nomes desde a Antiguidade. Entre os gregos usava-se freqüentemente o termo poética (poeisis) – criação, fabricação -, que era aplicado à poesia e a outras artes. Aos poucos, a estética passou a abranger toda a reflexão filosófica que tem por objeto as artes em geral ou uma arte específica. Engloba tanto o estudo dos objetos artísticos quanto os efeitos que estes provocam no observador, abrangendo os valores artísticos e a questão do gosto.

Contemporaneamente, sob uma perspectiva fenomenológica, não existe mais a idéia de um único valor estético (o belo) a partir do qual julgamos todas as obras de arte. Cada objeto artístico estabelece seu próprio tipo de beleza , ou seja, o tipo de valor pelo qual será julgado. Os objetos artísticos são belos porque são autênticos segundo seu modo de ser singular, sensível, carregando significados que só podem ser percebidos por meio da experiência estética.

*Alguns dados de André Rodrigo Martins
Tumblr_lsc7khvwn51qdhi3mo1_500_large

 

Anúncios

5 pensamentos sobre “Estética & Filosofia

  1. EU já conclui há tempos que nem sempre essas clínicas fazem um trabalho de embelezamento… já conheci mulheres de (desculpe os termos claros) peitos firmes e abundantes, mas com o rosto incompatível com o resto do corpo.

    E certamente há homens em que não caiu bem o implante de cabelos e não ficou natural o rosto após extirpar as papadas dos olhos…

    …o corpo humano é muito complexo, as pessoas que pretendem mexer nele precisam de MUITO bom senso no que decidem, mas empresas que vendem a beleza artificial efetivamente não são parceiras deste bom senso.

  2. Pingback: Trackback

  3. AMEI!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! a mona ficou muito legal… e vcs me ajudou muito.. valew!!!!!!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s