Me gustas cuando callas…Neruda

Ricardo Eliezer Neftalí Reyes Basoalto é o nome de batismo de Pablo Neruda, um poeta extremamente importante em seu país, o Chile, e fora dele. Filho de um operário da linha ferroviária e de uma professora que faleceu um mês após o nascimento do filho, então Ricardo foi criado por seu pai, que mais tarde casou-se novamente.

Biografia

Biografia

A segunda esposa foi aceita por Pablo como uma verdadeira mãe adotiva, muito dedicada a ele viveram juntos bons momentos entre brincadeiras de criança e passeios em família, eles tinham um ótimo relacionamento que pode ser comprovado nas homenagens que ele lhe fez em alguns de seus textos como por exemplo “Memorial de Ilha Negra”. Neruda desde menino adotou o pseudônimo de Pablo Neruda que levou por toda a vida, e que se formalizou quando ele pôde mover uma ação para  mudar o nome.

Poema

Poema

O talento para a escrita poética se revelou desde muito cedo nas escolas por onde estudou. Mais tarde Pablo Neruda começa a participar de pequenos eventos nos quais recebe suas primeiras premiações como poeta. Reconhecendo a influencia e o poder da educação ele sempre se dedicou muito aos estudos, formou-se em pedagogia por uma universidade Chilena, neste período tem um de seus poemas publicado em uma revista da época que se chamava Juventude. No ano de 1923 sua obra “Crepusculário” merece o reconhecimento de escritores renomados, neste período sua carreira já ia muito bem e suas criações não cessavam e começam a ser observadas as tendencias especificas, primeiro o modernismo para logo a seguir uma intencionalidade para a vanguarda percebido em três de seus livros. Dicas de livros deste escritor são sempre apreciadas pelos amantes de poesia.

Pablo Neruda

Pablo Neruda

Pablo Neruda trilhou uma longa jornada como diplomata e assim viajou por diversos países. Se candidatou ao senado e foi eleito no ano de 1945 e é neste período que Neruda nos deixa um legado de lições de cidadania, e suas poesias passam a versar sobre ética, politica e questões sociais de modo geral. Neruda foi um poeta ativista e usou seu dom para defender seus ideais, sempre envolvido em grandes eventos por mais de uma vez ele foi convidado para ler diante de multidões, em 1945 foram em torno de cem mil ouvintes no Pacaembu e em 1971 eram cerca de setenta mil ouvintes em um estádio Chileno. Pablo Neruda nasceu no ano de 1904 no dia 12 do mês de julho e faleceu em 1973, no dia 23 do mês de setembro. Teve ainda a publicação de suas memórias logo após sua morte, no ano de 1973, cujo título é “Confesso que Vivi”. Vale a pena buscar e degustar as obras deste poeta brilhante, há também um filme sobre sua vida, chama-se “ O Carteiro e o Poeta”.

Anúncios

Um pensamento sobre “Me gustas cuando callas…Neruda

  1. Obrigado pela grande qualidade do seu blog, cada vez que venho aqui, estou admirado com sua cultura!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s