Bonito filosofar!

 

9e30eeb385ee913995ee37f8_large

 Bonito filosofar!

 Mas pergunto: e daí? Como transformar, na prática, o meu paradgima, se somos, como pais ensinados, responsáveis perante a sociedade por transmitir justamente o paradigma dominante? Se somos as pessoas que continuam a dirigir bêbados, falando ao celular e matando, no trânsito, mais do que se mata nas atuais guerras? Como mudar essas crenças e esses valores? Por outro lado, a direção apontada por Boff *também requer uma mudança mais profunda ainda, pois depende de que mais gente, além de mim, mude seu paradigma, sob pena de que querer um “controle democrático sobre os mercados e capitais especulativos” não passe de mera … especulação; sob pena de que o “intercâmbio multicultural” não passe, como sempre foi, de um intercâmbio de bombas… Bonito filosofar.

 Num mundo onde trilhões de dólares são gastos ou perdidos tão somente para recuperar os “mercados e capitais especulativos”, a miséria e a fome continuam matando crianças, jovens e adultos. Há muito mais entre o filosofar e o agir: existem as crenças e valores que adotamos. Devemos oferecer um caminho prático para que as pessoas primeiro acreditem que mudar é possível e que a mudança não lhes causará prejuízo (as pessoas não mudam pensando nas vantagens que poderão obter e, sim, nos prejuízos que poderão evitar); segundo, que queiram mudar, por verem que uma nova crença – esta sim, baseada em uma “ética do cuidado, da compaixão, da cooperação e da responsabilidade universal” é boa para todos; terceiro, que seja um exercício (agir) que se adpte facilmente a vida das pessoas e não algo radical como muito das propostas que andam por aí. Precisamos contruir esse caminho prático, que nos fará sair do filosofar e passar para o agir. O mundo está sendo destruído pelos que fazem e não pelos que pensam

Notas:   por D. Afonso XX, o Chato1Capra, Fritjof. A teia da vida. uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. 13ª ed. São Paulo. Cultrix. p.25. ;2Leonardo Boff.* Os limites do capital são os limites da Terra. Agência Carta Maior.

6141832420_5d2a18f634_z_large

Anúncios

2 pensamentos sobre “Bonito filosofar!

  1. A Filosofia existe para melhorar o homem. Para ensiná-lo a pensar melhor!!!
    A filosofia leva o ser humano a pensar melhor e consequentemente a viver melhor!.
    Ela nos leva ao verdadeiro AUTO.CONHECIMENTO!
    Antoni BigCuore.sp.sp.-http://recantodasletras.uol.com.br/autores/antonibigcuore

  2. Filosofar é uma atividade contínua em busca de algo
    Geraldo Felício da Trindade – trindadefilosofia@yahoo.com.br
    A Filosofia é uma ilustre desconhecida em nossa sociedade.
    Sabe-se dos avanços reflexivos e das atividades do pensar promovidos pelo homem. Este provocado pelos problemas, pelas dificuldades e questões que o aflinge e permeiam toda a sociedade necessita re-elaborar todo o pensamento, convicções e compreensões.
    A tentativa de pensar o problema e assim procurar sua solução é tão importante e necessária quanto a mera descrição do fato. É verdade que os problemas que atormentam nossa humanidade não sejam tão inovadores, porém estão presentes e são tão atuais quando surgiram. Aqueles que se propõem a pensá-los nem sempre encontram soluções e respostas, mas, às vezes propostas, embora não possam ser consideradas definitivas e absolutas.
    A realidade é um convite permanente à reflexão. Assim sendo, a Filosofia desponta como uma análise pensante, racional e lógica de uma realidade, que é síntese e símbolo de sua época, embasada somente na capacidade de pensar.
    Os “amigos da sabedoria” se prezam em estudar os problemas, a discutir as conclusões abrindo sempre novas perspectivas. Tais questões não podem ser tratadas em laboratórios; através de cálculos matemáticos, fórmulas químicas; mas são avaliados por uma explicação racional, com validade geral e que é aceita em sua época.
    Enquanto cada ciência, como a biologia, a física, a economia, dentre outras, procuram explicar parte da realidade. Resta, destarte, à Filosofia analisar a realidade a partir de uma cosmovisão. Em paralelo à filosofia sistemática, metódica e acadêmica há a chamada filosofia de vida; que é a visão de vida e de mundo que cada um tem para si como verdade. Essa forma não deixa se ser a análise de aspectos diversos, já que a realidade é um convite permanente à reflexão. Assim, a Filosofia em suas mais diversas matizes desponta como uma análise pensante, racional e lógica de uma realidade.
    A ânsia de saber é necessária. Como é também necessário sair do comodismo. Não é a busca de querer encontrar soluções e conclusões imediatas e sólidas, mas tanto na Filosofia quanto no simples pensar humano a dúvida se faz presente. Pode-se abranda-la ou diminuí-la, mas nunca aboli-la. Ela proporciona a capacidade de sempre avançar, buscando sempre novos horizontes.
    A Filosofia é como diz o filósofo Bertrand Russel, “uma atividade contínua e não algo que possamos atingir, de uma vez por todas.”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s