FILOSOFICAMENTE NECESSÁRIO!

Tumblr_lqp0kf7nce1r1vglpo1_500_large

Posso citar aqui três causas como estopins desse pré-conceito sobre a filosofia. A primeira é o desconhecimento. Muitas pessoas desconhecem o que é realmente a filosofia e alguns nem sabem que ela existe. Partindo mais fundo, deve-se saber o porquê desse desconhecimento e analisando sabe-se que faz pouco tempo que a filosofia como estudo reaparece nas discussões para voltar a sala de aula, ela que esteve proibida pelos sistemas políticos por muito tempo foi sendo pouco difundida, estava quase que adormecida.

Aqui pode-se destacar que sendo ela tão importante para o pensar da sociedade, não deveria estar encoberta, porém devido a força que ela exerce nos pensares, e a liberdade que ela cria , além de pôr em duvida, incomoda muitos patrões e as principais autoridades da sociedade atual. Esta na hora de discutirmos, de difudi-las nas escolas na sociedade.

É claro que aqui quem deva conhecer não precisar necessariamente saber que para” Nietzsche, a primeira proposição filosófica foi aquela enunciada por Tales, a saber, que a água é o princípio de todas as coisas [Aristóteles. Metafísica, I, 3].” Mas é importante saber que pode pensar diferente e que a filosofia é muito mais do que simplesmente uma matéria de universidade ou de sala de aula. Ela é uma vida, mas uma vida bem analisada, bem vivida.

A segunda causadora desse preconceito é a mídia, que difunde esse pensar sobre a filosofia e impede que ela faça seu desenvolvimento. Diria que é a partir da mídia que hoje se vive, que se veste, às vezes até que sonha-se ou almeja algo, sendo ela tão importante, deveria ter um controle maior do que se é repassado para o público.

Sabendo dessa importância da mídia que divulga o senso comum, que “comanda” a sociedade, que cria nela um enraizamento de culturas, modificando conforme sua “moda”, faz-se necessário, ou deveria se cogitar que também a filosofia tivesse acesso a esse meio. Por mais que há alguns canais de televisão ou revistas filosóficas, faz-se necessário também um cuidado para a não manipulação da sociedade através do obrigar a pensar, o que acabaria por seguir no mesmo caminho que hoje perpassa na relação mídia-povo.

Mas como é mais importante o “povo” continuar calado e oprimido, para a terceira causa destaca-se o sistema, este sendo “financiado” pela mídia, prega sem parar a lógica do trabalho, não importando se o trabalhador pensa ou não, apenas mostrar resultado basta. Transforma-se homens em máquinas do trabalho, a filosofia continua no mundo do desconhecido, e o povo continua no mundo do lucro, do trabalho exagerado, da opressão, das classes sociais.

 Elisabete Cunha

Fonte-ADORNO, et ali, comentários e seleção de Luiz Costa Lima TEORIA DA CULTURA DE MASSA, São Paulo, editora paz e terra S/A, 2000

 

Anúncios

2 pensamentos sobre “FILOSOFICAMENTE NECESSÁRIO!

  1. veja esta poesia
    O ELOGIO DA DIALÉTICA
    (Jean Paul Sartre)

    A injustiça avança hoje a passo firme.
    Os tiranos fazem planos para dez mil anos
    O poder apregoa: as coisas continuarão a ser como são.
    Nenhuma voz além da dos que mandam
    E em todos os mercados proclama a exploração: isto é apenas o meu começo.

    Mas entre os oprimidos muitos há que agora dizem:
    Aquilo que nós queremos nunca mais o alcançaremos.

    Quem ainda está vivo diga: nunca
    O que é seguro não é seguro.
    As coisas não continuarão a ser como são.
    Depois de falarem os dominantes
    Falarão os dominados.

    Quem pois ousa dizer: nunca?
    De quem depende que a opressão prossiga? De nós.
    De quem depende que ela acabe? Também de nós.
    O que é esmagado, que se levante!
    O que está perdido, que lute!
    O que sabe ao que se chegou, que há aí que o retenha?
    Porque os vencidos de hoje são os vencedores de amanhã.
    E nunca será: ainda hoje.

    Sobre o(a) autor(a): Iniciou na literatura clássica desde cedo. Fez seus estudos secundários em Paris, no Lycée Henri IV. Despertou seu interesse pela Filosofia, influenciado pela obra de Henry Bergson. Considerado por muitos o símbolo do intelectual engajado.

    Procure saber mais sobre o existencialismo. Beijão. Tica

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s