REVOLUÇÃO DOS CRAVOS

cravo1

Mulher grávida participa da comemoração do 35º aniversário da Revolução dos Cravos, em Lisboa, neste sábado (25). Em 1974, a revolução levou ao fim a ditadura então encabeçada por Marcelo Caetano.

(Foto: Reuters)

 

Portugueses saíram às ruas neste sábado para relembrar o 35º aniversário da Revolução dos Cravos. Também conhecida como “25 de Abril” ou “Dia da Liberdade” em Portugal, o acontecimento foi uma revolta liderada em 25 de abril de 1974 por oficiais intermediários, em grande parte capitães que tinham participado da guerra colonial na África, contra a ditadura iniciada em 1926 por Antônio de Oliveira Salazar e encabeçada, a partir de 1968, por Marcelo Caetano.

Os militares revoltosos destítuiram sem grande resistência o governo, dando início a uma transição para a democracia. Por isso denomina-se “Dia da Liberdade” o feriado de 25 de abril em Portugal. A associação com os cravos se deve ao fato de que essas flores foram distribuídas aos soldados durante o golpe. Os militares as colocaram nos canos de suas espingardas, criando um símbolo para a revolução.

Vava a Portugal!

FONTE-G1

 

Anúncios

5 pensamentos sobre “REVOLUÇÃO DOS CRAVOS

  1. Uma grande imagem …

    Representa muito bem os sentimentos dos portugueses pelo 25 de Abril e o momento social actual …!

    Parabéns pelo prémio do Fernando, que em parte é culpa minha …!

    Hihihihi …!

    BOM FDS!
    Bjks da M&M & Cª!

  2. Nesse momento nós vivíamos os dias mais duros da nossa ditadura, que ainda sobreviveu por onze anos… Não feriamos o fim da ditadura porque já era feriado e não houve luta armada, os próprios generais entregaram a faixa.

  3. O fato é que, de lá para cá, Portugal deixou de ser um país colonialista atrasado, para adentrar numa era de progresso econômico.

    Se por um lado, ainda é, junto com a Grécia, a nação mais atrasada da zona do Euro, por outro, é um país que praticamente saiu da idade média na década de 70, para a modernidade atual.

  4. Parabéns pelo prémio e obrigado pela atribuição, o Miguel também já me tinha atribuido. Obrigado.
    Kisses

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s