AME-SE!


 

Sempre tive cuidado de não ferir a auto- estima de ninguém , pois sei que é muito doloroso. Principalmente, quando esse alguém está passando por uma fase conturbada. Pois se posso ajudar, sempre tento colocar minha mão amiga [ claro, se a pessoa aceitar].

AUTO significa uma forma da pessoa se referir a si própria.

 

ESTIMA é o sentimento do bem querer, do respeito, da admiração, da alegria em sentir, em valorizar com dignidade, com afeto e com compaixão.

 

AUTO-ESTIMA portanto, é quando alguém se vê como uma pessoa digna de ser amada, respeitada e valorizada, antes e acima de tudo, por si própria.

 

BAIXA AUTO-ESTIMA é quando este sentimento está abalado, destruído, impotente ou mesmo falido.

 

É quando você acha que todos são melhores do que você e que sua vida não vale mais a pena. Todos são mais felizes, mais bem sucedidos, mais capazes. No popular, é quando você está se sentindo por baixo. O que fazer?

 

Pare de se comparar com os outros: Nenhuma impressão digital é igual a outra. Você também é única.

 

Desligue os programas da mídia que mostram para você homens e mulheres moldados para consumo: Você não é um carro que precisa mudar de modelo todos os anos para ser consumido. Você é um ser humano dotado de corpo, alma e espírito. Faça isso valer sobre os que querem transformar você em uma marionete.

 

Procure se relacionar com pessoas que aceitam você exatamente como você é: Não minta para você mesma, não represente o que não é, não tente agradar os outros. Seja autêntica e realista. 

 

Transforme os lamentos em decisões. Deixe a atitude passiva de lado e assuma para si a responsabilidade de promover mudanças.

 

Escolha objetivos possíveis: Mesmo que você tenha que conquistá-los pouco a pouco. Metas inatingíveis são o caminho mais fácil para a frustração e uma nova recaída na auto-estima.

 

Trabalhe seu auto-conhecimento: Se questionando sobre seus valores, analisando o que é realmente importante para você. Isto vai ajudá-lo a tomar decisões e mudar atitudes.

 

Assuma seus defeitos e aceite-se do jeito que você é: Não se trata de ser acomodado, pelo contrário. Tente melhorar o que for possível, mas não exagere buscando perfeição em tudo. Essa busca é infinita, e você pode estar desperdiçando tempo e esforços que poderiam ser dedicados a outras atividades mais produtivas e prazeirosas.

 

Encare o fracasso como algo normal: Aproveite-o como uma lição valiosa para encarar os novos desafios, e não como prova de incapacidade.

 

Expresse suas opiniões, desejos: Por outro lado, respeite as opiniões de outras pessoas. Respeitar não significa que você deva concordar necessariamente com elas.

 

Diversifique e amplie suas relações: Conheça novas pessoas,  se puder viajar para outros lugares, viaje.

 

Pequenas atitudes podem significar muito: Um telefonema, uma festa com os amigos, arrumação do quarto, etc.

 

Fortaleça seus pontos fortes: Todos nós possuímos pontos fortes e fracos. Eleve sua auto-estima maximizando suas qualidades e faça delas o sustentáculo para uma vida profissional de sucesso. Utilize-as em benefício próprio, da empresa e do ambiente de trabalho. Se você é do tipo extrovertido e que gosta de lidar com pessoas, procure trabalhar na área de vendas ou desenvolvimento de negócios, mas se é do tipo metódico e calculista, procure trabalhar em áreas em que o contato com o público não é tão requerido.

 

Assim, amar o que se faz, fomentar a confiança e a criatividade para apontar soluções, adotar uma postura otimista diante dos problemas do dia-a-dia, comunicar-se com eficiência e eficácia e capitalizar suas habilidades pessoais são atitudes que valorizam o “eu” do indivíduo e criam um ambiente de trabalho que impulsiona a criatividade e estimula as relações humanas. 

 


Anúncios

7 pensamentos sobre “AME-SE!

  1. Gostari de si mesmo é fundamental para que tenhamos uma vida saudável, seja em nível pessoal, seja no profisisonal.

  2. Tudo lindo por aqui Elisabete.Parabéns!!!Texto maravilhoso,mensagem que nos encanta e nos faz refletir.Beijão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s