CARNAVAL DA BAHIA 2009

linda1
Carnaval da Bahia: participação popular e alegria
 
Eta gente festeira,  gente bonita, que dá nó em pingo d’água, que agita, que agita (Alain Tavares/Gilson Babilônia)
Por Galindo Luma
Começa oficialmente no dia 19/02, quinta-feira, com a entrega simbólica pelo prefeito chave da cidade ao Rei Momo o que os baianos chamam, talvez com razão, da maior festa do planeta. Termina na tarde do dia 25, quarta-feira de cinzas, com os arrastões da Timbalada e de Ivete Sangalo. Oficialmente porque na verdade o ciclo de festas populares se inicia em novembro e o carnaval vem a ser o coroamento, a apoteose, de um longo período de grandes, médias e pequenas manifestações pré-carnavalescas.
As lavagem do Bonfim em janeiro, a festa de Yemanjá no Rio Vermelho, a de Reis na Lapinha e a lavagem de Itapoan em fevereiro mobilizam centenas de milhares de pessoas. Centenas também são as festas isoladas, shows dos mais variados gostos, ensaios de blocos afro e de outros ritmos que inundam o ambiente de alegria, atraindo turistas de todas as partes do Brasil e do mundo e, principalmente, a população local. È o prefácio do que estar por vir, uma espécie de concentração para uma festa de proporções gigantescas que vai parar a cidade por sete dias seguidos e proporcionar diversão e prazer àqueles que lá acorrem.O carnaval de Salvador é uma festa magnífica, espetacular, eletrizante, de intensa participação popular Os dois milhões que saem de casa para os diversos espaços da festa se divertem pra valer, dançam pulam, cantam, se esbaldam com as variadas opções referidas. Eles não ficam angustiados, tristes, se sentindo discriminados. Ao contrário. O semblante de alegria, de prazer, fica estampado na fisionomia de todos. A música Terra Festeira, citada acima, sucesso gravado por Daniela Mercury, resume bem o espírito desse fantástico povo baiano: Gente bonita, que agita, que agita. Com e sem corda.
 O Começo

carnaval-antigo1

A Evolução

trio-e-dodo3

Osmar Macêdo – Um dos inventores do Trio Elétrico- ( Os inventores foram Dodô e Osmar Macêdo)

FONTE:

http://www.vermelho.org.br/diario/2006/0221/0221_carnaval-ba.asp

http://ibahia.globo.com/capa/default.asp

Anúncios

8 pensamentos sobre “CARNAVAL DA BAHIA 2009

  1. Ô trem bom da mulesta! rs…rs…rs… Prá quem gosta, né? Eu prefiro um livro, um copo de suco… ou um cantinho afastado na praia prá ficar com meus pensamentos! Nem pela TV eu gosto! Sou ruim da cabeça ou doente do pé! rs…rs…rs… Bom carnaval prá você! Bjks Tetê

  2. OH! que inveja. Ja fui de muita folia, até passista de escola de samba e olha que fui desfilar encondido da minha mãe que não permitia, mas o resto da família sabia, bons tempos. Atuamente ando meio debilitada pras noitadas, mas ainda amo um Carnaval. Muita folia e um ótimo carnaval.

  3. *QUE MARAVILHA DEVE SER O CARNAVAL DA BAHIA!ME SENTI UMA FOLIÃ!UM BEIJO.AQUI NO INTERIOR DO RIO GRANDE NÃO TEMOS ESSA FESTA.

  4. E eu fugindo pra praia (se bem q não estou em SSA). Vou pro Retiro da Igreja. Mas lá tem festa tb, de outro tipo….rsrs
    Qto à xenofobia dita nesse caso de Paula, se for verdade que ela confessou ser uma armacão, é uma vergonha das “brabas”.
    bjinho

  5. Amarela, não gosto e nem agüento carnaval, mas aproveite quem quiser, com pa e serenidade.
    A propósito, atualia teus links onde você comenta, Bete. Tá difícil chegar até aqui. Pra facilitar, assinei o feed.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s