É O MEU FILHÃO…!

  Tumblr_lo5w50wvhi1qjpzbco1_500_large_large

Realmente, é muito gratificante quando vemos que estamos fazendo um bom trabalho ao educar [ claro, mérito meu e de *Nelson , grande pai,ótimo pai…] .Crio meu filho com toda liberdade de pensamento, para que seja um agente consciente do seu valor e da sua importância na construção de um Brasil /Mundo melhor para todos, sem distinção. Sou uma mãe muito feliz , pois  sinto que meu filho que agora possui 14 anos, torna-se um homem do BEM , cheio de convicções e ciente dos seus direitos e deveres como cidadão. Hoje ele mostrou-me esse texto abaixo, que elaborou para a matéria de Português (Claro,com fontes de pesquisa o auxiliando). Confesso que fiquei muito orgulhosa e pedi  permissão para publicá-lo no Blog para dividi-lo com vocês . Ele gentilmente respondeu com uma pergunta :

– Hummm…, está bom mesmo mãe?

– Está maravilhoso filhão! 🙂

Leiam:
A leitura se torna presente em nossa vida desde o momento em que começamos a compreender o mundo o nosso redor. No constante desejo de entender melhor as coisas que nos cercam, de perceber o mundo de diversos ângulos, no contato com o livro, estamos de uma certa forma lendo, todavia, muitas vezes não nos damos conta.Vivemos num constante ciclo de inovações tecnológicas que se sucedem, mas, nenhuma consegue nos fazer viajar sentado de tal forma, que faz o livro. Isso nos faz lembrar uma frase dita por Bill Gates, o dono da Microsoft,( a maior empresa no ramo de softwares). “É claro que meus filhos terão computador, mas não deixarão de ter livros”.

A leitura não se resume em decodificar as letras, mas sim, compreender o que elas em conjunto, querem nos comunicar. Segundo Angela Kleiman, a leitura precisa permitir que o leitor apreenda o sentido do texto, não podendo transforma-se em mera decifração de signos lingüísticos sem a compreensão semântica dos mesmos.

Precisamos estar atentos a esta questão, pois a ausência das letras, bloqueia as nossas possibilidades, e de certa forma, nos acaba excluindo dos acontecimentos, da imaginação e da criatividade.  A literatura de modo geral amplia e diversifica nossas visões e interpretações sobre o mundo.

Segundo Roberto Cerqueira Dauto, vivemos num mundo contemporâneo onde as palavras rascunhadas no papel não têm muito valor. A literatura hoje é recurso dos mais ricos, sendo que os mais pobres, até possuem este recurso, porém, não é explorado de forma adequada.  Durante a adolescência se acaba excluindo o hábito de ler do seu convívio diário, por causa da falta de gosto pelos livros. Nas escolas, até que se tenta alguma coisa, porém, não é eficaz. Um dos fatores , é o exemplo que se tem em casa, nem todos os pais, tem o costume de ler.

O Instituto Ibope coordenou a coleta dos dados e entrevistou mais de 500 mil pessoas em 313 municípios brasileiros, e conclui tristemente que o brasileiro lê em média 4,7 livros por ano. A estimativa aumenta de acordo com a escolaridade. Entre os que possuem formação superior é de 8,3 livros por ano, enquanto para quem cursou até a 4ª série a média é de 3,7.

Fazendo isso, com certeza a triste realidade que foi confirmada pela pesquisa do Instituto Ibope, será mudada para melhor.

Rodrigo Cunha

09/09/08

Fontes: Ibope, Revista da Educação, Planeta Educação.

Tumblr_lfkv8z6cmr1qej3j3o1_500_large_large

 

Anúncios

9 pensamentos sobre “É O MEU FILHÃO…!

  1. OOOObrigadaaaaa!!! Hoje eu nem janto de tanta alegria, vc é demais!!!! Amei o selinho vou postar em breve, amoooooo ganhar selos, acho que é um modo de reconhecer nosso trabalho, esforço e dedicação. Estou lisonjeada, obrigada lindona!!!!

  2. Seu filho vai ser escritor como vc!!!Excelente texto.Dê meus parabéns à ele.Tenho amigos em Salvador, pretendemos ir aí ano que vem.Minha amiga Cléo, sempre passa uns dias aqui em janeiro. Seria uma prazer conhecê-la.Beijinhos.

  3. oie
    parabens ao seu filhão, escreve mto bem…ótimo trabalho o seu…educou direitinho…onde existem tantos jovens nesse mundo q a gente ve “perdidos”, fico feliz e confiante por saber q mtos ainda tem futuro gde…
    ahhhh, te add nos favoritos ok
    bjoooo

  4. Bete, eu quero um filho desse igualzinho prá mim! rs.

    Perfeito. Muito boa a maneira como ele colocou cada situacao e trouxe uma solucao.

    Adorei saber que os filhos dele, claro, terao computador, mas também livros.

    Ótimo.

    Parabéns Rodrigo.

    Obrigada pelo selo. Valeu.

    Grande beijo

  5. Parabéns pra ele e pra você, Bete. O texto dele está ótimo e é uma professora de Português quem está falando..hahaha

  6. Realmente, um excelente texto. Parabéns ao Rodrigo a vc Elisabete (mamãe)e ao Nelson. Abraço e bj querida

  7. Muitos homens iniciaram uma nova era na sua vida a partir da leitura de um livro…
    Está muito bonito o teu blog com este novo look 🙂
    Kiss

  8. Parabéns pelo filhão. Que Deus o conserve assim: inteligente e desejoso em aprender mais.
    bjinhos

  9. Nossa, que post lindo e que emoção ganhar o selinho Leila Diniz!! Obrigada mesmo, Betinha, pelo carinho tão grande e este doce mimo. Preciso organizar uma página de prêmios em blog 🙂

    Bjão!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s