Prevenção e Cuidados com a Candidíase.

Tumblr_lrqy5tya1n1qder5oo1_500_large

Há  algum tempo fiz um post sobre consulta ao ginecologista, vocês não imaginam   como ele  foi  acessado, acredito  que seja pela péssima  saúde  que  nosso país  nos oferece.   Bem,  na realidade ,seria mais responsável que os casais usassem o preservativo para se proteger de doenças ou de uma gravidez  não desejada. Hoje  li este artigo sobre a CANDIDÍASE  ALBICANS,espero que seja útil.

É uma infecção genital causada por um fungo chamado cândida albicans. Esse microorganismo geralmente se aloja na pele, na boca (sapinho), no estômago, no intestino e na vagina. Os sintomas aparecem quando ocorrem alterações de imunidade. É uma das causas mais comuns de infecção do trato genital feminino. O fungo (levedura)causador da doença pertence à flora normal da vagina, mas certas situações fazem com que ele aumente muito em quantidade, tornando-se patogênico, ou seja, causando a candidíase.

 Cerca de 90% das mulheres podem ser infectadas pela candidíase vaginal, pelo menos uma vez na vida. A candidíase aparece quando a resistência do organismo cai ou quando a resistência vaginal está diminuída. Dentre as situações mais comuns, que merecem cuidados especiais, podemos citar como fatores causadores desta micose: O que contribui para a infecção?

gravidez- o meio vaginal fica favorável ao desenvolvimento da cândida devido ao aumento dos níveis de estrogênio.

 anticoncepcionais -o estrogênio também fica abundante no fluxo vaginal.

menopausa- a diminuição dos hormônios femininos faz com que a mucosa vaginal fique menos resistente.

 corticoídes – provoca alteração no sistema imunológico.

antibióticos- podem gerar um desequilíbrio entre a flora bacteriana da vagina e a micótica.

distúrbios endócrinos- como o diabetes, que provoca alta concentração de açúcar no meio vaginal e na urina.

 higiene pessoal- um mau hábito de higiene pode disseminar os microorganismos do intestino para a vagina. roupa íntima de material sintético – produzem uma situação de calor e umidade sobre a pele, acúmulo de suor, favorecendo o crescimento da cândida. agentes sensibilizantes de pele – a pele pode sofrer lesões ou inflamação pela ação de sabonetes, desodorantes e nebulizações vaginais (ducha).

 relações sexuais- a mulher pode adquirir candidíase vaginal através da auto-infestação e contaminar o seu parceiro sexual, que passa a ser uma fonte de contágio. meias de nylon e calças apertadas. prática de esportes coletivos. promiscuidade sexual.

Fontes de reinfecção

parceiros masculinos- mesmo não apresentando os sintomas, a mulher pode passar a candidíase ao seu parceiro. Poucos homens apresentam os sintomas, mas são fontes de reinfecção.

 pele dos genitais -a candidíase pode reaparecer a partir de lesões, como um trauma provocado na relação sexual.

artigos de uso pessoal- os fungos ficam em escovas de dentes, bidês, banheiras e roupas íntimas.

 trato gastrointestinal- o intestino é um reservatório de colonização. Uma higiene íntima inadequada pode provocar a disseminação do microorganismo do intestino para a vagina, causando reinfestação.

 Cuidados

faça uma perfeita higienização durante o banho. prefira sabonete, absorvente e papel higiênicos neutros. evite banho em banheiras. não use toalhas e roupas de outras pessoas. seque bem todo o corpo. a higiene pessoal deve ser feita da vulva para o ânus, nunca ao contrário. prefira calcinhas de algodão. lave as roupas íntimas com água fervente e sabão. evite meias e roupas íntimas de nylon e calças apertadas. passe as roupas íntimas com ferro.

Sintomas

coceira e sensação de ardência na vulva. corrimento vaginal branco espesso e aderente. inflamação vulvar com vermelhidão. algumas mulheres têm apenas uma leve irritação e coceira. grande desconforto durante a relação sexual. Durante o ato sexual, a mulher com candidíase transmite-a ao homem, que dificilmente desenvolve os sintomas – eventualmente o parceiro sexual aparece com pequenas manchas vermelhas no pênis, mas acaba se tornando um reservatório da doença. Devido a isso, o homem deverá fazer também o tratamento, para que ele não retransmita a doença para a mulher que já estiver curada. O diagnóstico é clínico, através de exames de laboratório e o papanicolau (exame preventivo de câncer).

 Tratamento

Por muitos anos, o tratamento da candidíase vaginal era feito com cremes e óvulos. Devido aos inconvenientes da administração, muitas pacientes abandonavam o tratamento. Hoje existem tratamentos administrados por via oral, com apenas um dia de duração. Siga corretamente a prescrição do seu médico e tome os devidos cuidados para evitar uma reinfecção.

Fonte: www.hmdap.com.

She_took_spring_in_her_hands__by_andokadesbois-d3h67r4_large

49 thoughts on “Prevenção e Cuidados com a Candidíase.

  1. Adorei seu siet, parabens pelo trabalho, pessoas como vc ajuda muitas outras pessoas como eu!

  2. ha um tratamento muito eficaz na cura da candidiase no homem , primeiro lugar lavar o local afetado, com sabao PROTEX DUO 12, apos secar aplicar a pomada ZOVIRAX e dormir sem cueca para não abafar,se aplicar durante o dia procurar andar com bermudão sem cueca, porque com o local ventilado não prolifera os fungos que causam o ardor, fisuras e vermelhidão na região genital do homem.

  3. eu acho q estou com candidiase mas fiz a prevençao e mau deu nada .. eu sinto muito ardor e coseira e estou com corrimento amareladoo q faço ?

  4. Achei excelente suas informações. Eu estou com esse problema e vem se repetindo todo mês logo após o ciclo menstrual;Minha Gineco disse que minha imunidade tá baixa e porisso se repete, mas lendo esse conteúdo que vc escreveu, tá me parecendo que é meu marido que está me retransmitindo o fungo.rsrsr está se repetindo dimais e é uma coisa muito chata.

  5. Informação errada!!! Nada de usar Zovirax, o principio ativo dessa pomada é aciclovir a qual é usada para vírus; Candidíase é causada por um fungo(Candida albicans). Sou farmacêutico e os indico que procurem um urologista(homem) ou ginecologista(mulheres).
    Cuidado com as informações da net!!!

  6. eu tenho o tal corrimento branco e espeço so hj é que me deu uma ligeiras picadas mas fora isso sinto me normal…mas tambem ha um promonor sinto me há uns dias pra ca enchada…o que devo fazer???

  7. estou com candidiasi acho q vai para uns 6 meses ou mais ja passei com minhã ginecologista,e ela confirmou ja passou ala pomada um capsula para eu tomar 1 por semana durante um mes,mais não resolvel nada…não sei mais o que faço tenho relações com meu esposo e acho q passei pra ele tbm,não tenho certeza porque ele e diabedico e as vezez ele tem ums vermelhidões em suas partes intimas mais minha sogra fala q e do açucar dele guando esta auto demais….não sei o q faço não aguento mais tomar tantos remedios ja tenho gastrite e e muito dificio pra mim estou desesperada aguardo respostas um abraço atenciosamente magda.

  8. Cara Magda, provavelmente não é você que está transmitindo o fungo para seu marido e sim ele mesmo sendo uma fonte de alimento para o próprio fungo. Isso é o que ocorre com o diabético. O fungo se alimenta de açucar, e dessa forma , se torna um ciclo interminável. Ao evitar uma série de alimentos e principalmente bebidas alcoólicas e refrigerantes, controlando o diabétes, os dois serão curados com qualquer dos remédios que já usaram. No mais, procure ambientes frescos, evite calor, roupas quentes, ficar molhados, secando-se bem após o banho. Tome banho de sol nas manhãs, ele fará o seu organismo absorver vitaminas necessárias ao controle dos fungos de pele. Faça exame de Papa Nicolau para se certificar que o problema é realmente candidíase, ou se não está mascarando algo mais sério. Mostre o resultado ao seu Genicologista.

  9. tenho coceiras na vagina e algumas vezes quando tinha relações ela inchava, nos ultimos dias os sintomas pararam mas tem saido um liquido que parece uma nata de leite, e tenho tido um cheiro muito forte. será que tenho candidiase ou pode ser outra coisa, qual?

  10. Camila, eu estava com os mesmos sintomas. Estou fazendo banho de assento e passarei a pomada por 14 dias. Consulte seu médico, além destes procedimentos também fiz o papanicolau e assim que terminar com o creme tenho uma colpo e vulvoscopia marcada.
    Procure um medico com urgencia. Eu demorei 3 meses e acabei tendo “tinha” na virilha. Minha higiene sempre foi boa mas quando a imunidade cai não tem jeito..

  11. Eu tenho candidiase,fiz o tratamento com remedios e pomada meu esposo também mas,repeti o papanicolau e continuo com essa bacteria o que faço a médica falo que é muito estranho fiz todod o tratamento e continuo com a doença…o que devo fazer?

  12. Tenho uma irma com esse problema porem ela esta com a diabets alterada.
    Mas a medica dela esta preocupada mais com a diabets alterado no primeiro momento o que fazem.
    E a alimentação deve ser normal.

  13. Eu enfrento este problema, a candidíase ,me fez perder um grande amor……………ele se afastou, nunca mais falou comigo. preciso de um jeito para nao passar a candidíase pra mais ninguém e assim nao perder alguém que poderia estar comigo até hoje.

  14. Eu to com esse problema desde o meu 2 mes de gravidez,e minha Ginecologista me aconselhou aconselhou a fazer lavagens com uma infusão de oregamo,o que alivio bastante os sintomas, agora que estou de 7 meses me receitou ginocanesten 6 comp. vaginais e para o meu marido um comprimido de Fluconazol, nunca mais tivemos este problema, conversem com os vosso ginecologistas.

    bjs

  15. tenho candidiase a 3 ano e usava fluconazol mas naõ faz mais efeito,e quando uso cria sapinho no cantinho da boca.o que faço? me ajude.

  16. Estou tendo esse problema ja alguns meses,e não sei o que faço minha gineco me passou nistatina creme durante 14 dias melhorei durante um tempo e depois retornou so que meu esposo tambem apresentou esse prob dei a ele fluconazol de 150gr e passei pomada micozem ele melhorou mas eu so usei a pomda por medo de me auto medicar bom to desesperada o que eu faço ?

  17. estou desesperada porque quando me estresso com alguma coisa ja me da coceira ,ardencia enfim os sintomas da candidiase fui ao gineco e os exames não deram nada ,o que eu faço?muitas vezes meu marido não entende isso.

  18. aaah pode ter certeza que isso vai me ajudar no meu trabalho de escola :)

  19. tou indo ao gino para ter certeza se é msm, em outros lugares li que tem uns ferimentos por causa do acido, ajudou mt. espero q seja apenas isso e não outra doença. além de ter descoberto uma traição do meu ex, descobri isso!

  20. Eu gostaria de saber se mulheres com candidíse pode
    usar a pomada ACICLOVIR…

    Desde já agradeço…

  21. achei mto legal o site tem mtas informaçoes interesantes,ajuda a nos entedermos o q acontece com nós mulhers. bjs

  22. adorei o site e maravilhoso,bem detalhado,e serve para nos mulheres,
    aprender a se previnir mais,sobre nossa saude vaginal….

  23. Acho que estou com candidiase, tenho muita coceira, irritação e tem uma parede brancaa dentro da vagina..Meio duraa!! O que faço? Algum tratamento que posso fazer em casa??

  24. ha tres anos tenho candidiase vaginal, a primeira vez ficou uma semana coçando e ardendo, tomei os meficamentos e passou, com seis meses dps tive de novo … usei nistatina e fluconaxol, dps com mais seis meses voltoou, dessa vez foi pior, tomei fluconazol, minha boca feriu toda uzei nistatina e passou, vou seguir essas dicas , as vezes sinto um pouquinho, tenho medo de voltaar

  25. Procure além do Ginecologista um Nutricionista pois nossa alimentação influencia muito…. Já tive várias crises de candidíase e através desse Blog http://curapelanatureza.blogspot.com.br/2009/07/cura-pela-natureza-lanca-livro-sobre.html, me ajudou demaisssssss tenho melhorado muito. Aprendo muito sobre o assunto. Pois esse mal muito me incomodava durante as relações sexuas… não está sendo fácil modificar minha alimentação… Mais temos que ser persistentes

  26. este seu site me ajudou muito! tirou muitas duvidas…
    desde ja agradeço…

  27. bom tava fazendo uma pesquisa pra escola e vi esse site e adorei encontrei tudo q precisava e fikei sabendo um pouco mais sobre a doeca

  28. muito informativo ….tbm tenho sofrido muito com isso…..mas aprendi muitas coisas novas…..obrigado

  29. é g muito grave ter candiase [fungos] disem que tomar boldo mata os fungos genitais ´´e verdade se sim me responada e como posso curar ?

  30. eu estou sofrendo muito com isso estou tendo uma coçera muito desagradabel eu posso ter relaçao ainda com meu parceiro sim ou nao ?

  31. Oie . Boa Tarde !
    Eu sempre tenho esse problema , eu tomo Urovit e Floximed !
    Urovit ajuda a descer a Urina e alivia a Dor e o Floximed mesma coisa so que mais forte , eu sempre pego de que 400 mg!

    Pra mim em 1 dia , estou melhor !
    Obrigado Pelas Dicas , tenham uma boa Tarde.

  32. eu estou fazendo o tratamento para o fungo, posso ter relaçao com meu parceiro usando camisinha? eu vou passar pra ele mesmo usando camisinha?

  33. Boa tarde,
    Procurei meu urologista e ele diagnosticou candida, pois apareceu umas manchas vermelhas… Usei fluconazol, itraspor e não vi resultado eficaz !!! Por ultimo ele passou ZOVIRAX, mais acima existe um comentario deixado pelo farmaceutico Felipe informando que este medicamento e para virus, portanto não usar !!! Como acha que devo proceder ??? O medico estar errado, e devo procurar outro medico ??? Ou premaneco com o tratamento ???

Deixe um comentário

