Indiferença

Tumblr_llum2qdir61qir8qlo1_500_large

 

O que é indiferença?

Seria um desvio de comportamento, um costume, uma forma de sobrevivência, um mecanismo de defesa, de resistência, ou conseqüência do egoísmo e do medo? O fato é que todos nós, uns mais outros menos, somos indiferentes, “passamos ao largo” de muitas coisas, realidades, fatos e pessoas, em algumas situações e até de nós mesmos.

A indiferença tem um poder devastador. Ela é a companheira doentia do dominador e opressor, também dos que preferem as desigualdades, a violência, o ódio e a morte. Os indiferentes, de uma forma ou de outra, ferem, rejeitam, excluem, matam. Está correta esta velha conclusão: o contrário do amor não é o ódio, mas a indiferença…

Elisabete Cunha

19/06/08

4287403533_02d377bf1c_z_large

31 thoughts on “Indiferença

  1. Concordo em gênero, número e grau. às vezes uma simples palavrinha faz tanta diferença!!!! Recobra o ânimo, nos eleva, acaba com nossa dor.Beijos mil!!!

  2. Concordo plenamente que a indiferença é companheira do opressor, têm gente que se alegra ao ver que o outro está sofrendo. Se sente vingado, viu que sua indiferença conseguiu alcançar seu objetivo e continua na impáfia,coitado!!!!!

  3. Querida, eu acho a indiferença um sentimento muito negativo.Faz mal a ambas às partes.
    OLha, eu fiz um video e coloquei no YOUTUBe sobre o DIA MUNDIAL DOS REFUGIADOS.

    Beijos e dias felizes

  4. Você pontuou muito bem. Concordo com essa definição afinal, o mundo está ruim pq existe muitas indiferenças. Abraço querida amiga

  5. Detesto indiferença. O pior é a indiferença com os sentimentos.
    bjos e um abençaodo feriado

  6. Até que enfim alguém enxerga esse assunto como eu. “O contrário de amor não é o ódio mas sim a indiferença”.
    Morte ao indiferentes!
    Vamos tirá-los do planeta terra!
    Classificá-los como sub espécie.

    Beijo.

    Nelson.

  7. olá boa noite, passei por aqui vindo do blog do amigo sérgio e gostei muito dos posts que li por aqui. Parabéns pelo espaço. Nos dias de hoje muita gente confunde tristeza com depressão, muito bom o seu esclarecimento. bjs e um ótimo final de semana.

  8. Bete

    A indiferenca corroi, magoa demais.

    A pessoa indiferente ao proximo, planta o que ira colher.

    Beijinhos e bom final de semana.

  9. Detesto indiferença comigo, dói mais do que um tapa no rosto… Mas, quem planta indiferença vai colher exatamente isso, não é?
    Você está certíssima nas colocações que fez.

    Um beijo, queriiiida e ótimo final de semana.

  10. Um olhar ou um gesto de indiferenca podem machucar mais que palavras…

    Como jah disseram, nao faz bem fazer o mal para alguem.

    bjs!!

    Andrea

  11. Oi Bete, seu texto me fez pensar muito no que aconteceu no MOrro da Providência. Estou de volta à ativa, depois de um tempo fora. Como está a convalescença? Beijos!

  12. A indiferença corrói os bons sentimentos, Bete. Há várias meneiras de ser indiferente e sentir isso, mas perceber que alguém que amamos percebe que precisamos de alguma ajuda ou que não estamos bem e finge que não vê nada, é
    uma coisa que dói mais que um tapa no rosto.

    Querida, não sei o que acontece só consigo comentar no teu blog usando o IE quando venho aqui usando firefox meu comentário não é publicado. Coisas do além….rss

    Beijos e ótima semana, queriiiiiida!

  13. Vim aqui pra deixar um beijão no seu coração. Já fiz a correção do link. Que seu anjo da guarda te proteja sempre ! Excelente post, como sempre vc acertou na mosca.

    Abraço

  14. Indiferença é mesmo um sentimento triste. É não se importar de modo algum com o outro ao ponto de anula-lo da própria existencia. Gosto dessa música do Lenine; muito verdadeira.

    Bjo Bete!!

  15. Estava com saudades de você e dos seus textos, mas tive um sério problema no computador que me impedia de usar a internet, por isso a minha ausência.

    Penso que a indiferença seja uma distorção de caráter, encontrada nas pessoas pouco evoluidas espiritualmente.

    Beijinho

  16. Sim pior que o ódio é a indiferença….

    Mas tem horas que a gente tem que ser um tanto frio senão se perde em dores…

    Vejo muitas pessoas que se envolvem na causa dos animais domésticos que por desespero acabam por montar abrigos, o que é nobre, mas é uma solução paliativa…

    Moro no centro de Sampa, e frequentava essas ruas muito antes. O que vemos por aqui mata por dentro famílias inteiras na rua ena mendicância, crianças sozinhas e drogadas, indignidade e miséria pra todos os lados.

    Com eles eu aprendi que ter um lugar pra defecar e poder se limpar é muito mais valioso do que o que a gente imagina.

    Mas se eu não criar uma barreira entre eles e eu, como estou muito próxima, posso acabar por me prejudicar… as vezes quando tenho alguma coisa pra dar, peço pro meu marido levar pois ele não anda tanto no bairro quanto eu.

  17. Convivo atualmente com um marido que tem esse comportamento terrível.
    Ele me magoa, humilha, massacra emocionalmente sem dizer uma palavra…
    Não sei o que fazer…
    Bjim
    Carla

  18. Olá!

    Hoje estou vivendo isso aliás desde sábado.
    Sou casada a três anos e o meu maridoé do tipo machista… deixei os amigos, não saimos para lugar algum, trabalho e casa…

    ele sempre me magoa com palavras, agora ele deu pra ignorar-me em casa. Sábado fomos buscar um parente dele em outra parente dele…. ele não queria que eu descese do carro, mesmo assim desci tinha que cumprimentar a tia dele,…eu necessitei fazer isto. Depois disso ele deixou de conversar comigo entra e sai em casa como se eu não existisse, e eu fico sem saber como reagir, não sou do tipo fria, ao contrário sou muito sentimental, estou com os nervos a flor da pele, penso em sair de casa, deixar essa vida de tortura mas eu o amo muito… não sei como resolver…. estou entre viver… sem le ou morrer aos poucos ao lado do homem que eu amo.

    Ajudem-me.

    bjos.

  19. Assim,achei o tópico super pacífico,mas eu não sou do time nobre de alma,que consegue ser indiferente com seus piores sentimentos,sentimentos estes que as vezes recebem equivocadamente o nome de indiferença!
    Tenho encontrado em meu dia a dia,pessoas extremamentes egocêntricas,irresponsáveis com o próximo,que supervalorizam suas questôes e menosprezam as questões alheias.A princípio,pensei que fosse coisa da minha cabeça,que eu fosse o problema e estivesse procurando pêlo em ovo,mas infelizmente não foi nada disso!
    Pergunto,o que diferencia um bobo,de um pacífico crente na raça humana?
    Não quero que concordem comigo,mas peço que respeitem meu desabafo…
    De uns tempos pra cá,resolvi deixar de rir pra qualquer coisa,ser solícita com quem não merece e não faço mais questão nenhuma de ser cordial ou manifestar qualquer sentimento por certas pessoas e vejo que isso incomoda e muito! Em outros tempos,escutava cada coisa e pra evitar conflítos,fingia que aceitava e concordava,hj,a última palavra é minha,sem exaltar-me,sem usar vocabulário baixo,sem mover um músculo no rosto,digo o que penso e não me importa o que essas pessoas pensam,acham,julgam…não sou nenhuma imbecíl que sai por aí berrando sandices e cometendo equívocos,quando falo,o faço com prioridade e isso me dá segurança,ou seja,não vou discutir fórmula 1 com ninguém,pois não sei nada das regras e acordos de ética daquele grupo,então,pra que me desgastar e perder tempo?
    A verdade é que a indiferença,é uma arma que deve ser bem manuseada como qualquer outra arma,pois ela fere sim,machuca sim e já que é pra matar,pra aniquilar,pra exonerar,que seja a pessoa certa! Não é inteligente,ser indiferente com a mãe por um capricho bobo de adolescência,com um irmão por opniões e ideais diferentes,família deve ser preservada e esta sim,merece toda paciência,todas as honras,mas o que aquela “colega” mimada,estressadinha,que gosta de humilhar garçon,devolver o mac donalds pq a carne tá crua(na opnião dela) vai acrescentar na minha vida?Uma pessoa que não respeita os pais,que crítica todo filme,que faz o taxista se sentir mal,que faz cara de nojo pra manicure,que exclama para o professor em alto e bom tom para todos ouvirem “eu que pago seu salário” vai mudar na minha vida? NADA! Um belo dia,cheguei na faculdade com meus fones de ouvido,não falei bom dia,não dei beijinho falso no rosto,não tirei os fones até o professor chegar e quer saber? foi a melhor coisa que fiz na vida,essa gente,a princípio foi indiferente a minha nova postura,mas eu sou dura na queda,afinal,era aquilo mesmo que eu queria,desfazer os laços! e desfiz!
    As pessoas vem tentar uma conversa,mas não rola mais!Eu não as vejo,não preciso delas pra viver,não há sentimento nenhum,nem de amor,nem de ódio,a verdade é que um cachorro vira lata sarnento,me comove e elas não e que bom a indiferença!
    Penso que indiferença não é um monstro!Pq as pessoas podem te diminuir,te fazer sentir mal,se sentirem superiores a vc e vc não pode fazer o mesmo com elas?
    A vida social também é uma guerra e nesta guerra,vencem os mais fortes,não dispomos de armas bélicas,mas dispomos de armas mais poderosas,que envoltas em valores e alto estima podem afastar os inimigos.
    Bom,como já disse,não sou a pessoa mais nobre de alma,me respeito primeiro,me valorizo,sou exigente com minhas amizades,prezo muito a qualidade,não tô nem aí pra quantidade,pra popularidade e quero mais é ser feliz e se pra minha felicidade ser real,eu precisar ser má,fria,calculista,sincera demais,ferir,machucar,eu vou fazer tudo isso,pq as outras pessoas tbm são assim.
    Alguns dirão que sou dura demais,que levo tudo a ferro e fogo,mas melhor que eu seja assim do que os outros comigo,ninguém é obrigado a gostar de mim,mas os que gostam,gostam assim como sou!Não prejudico ninguém,quantas vezes dei minha sombrinha pra mães na rua,dei blusas de frio no ônibus pra quem estava com frio,paguei lanche,cedi lugar pra idoso,ajudei deficiente visual no metrô,na rua,quantas vezes apartei briga,fui conciliadora,deixei de fazer o que queria pra fazer alguém feliz,faço trabalho voluntário,enfim,será que ser indiferente com quem não precisa de mim é algum crime?Será que isso faz do meu perfil uma pessoa violenta,de pedra,opressora dominadora?Que cultua a violência,a morte?Acho que não!Acho que isso me permite antes,cuidar de mim,pra poder cuidar de quem realmente precisa de ajuda!
    Ser indiferente,é olhar pra si e se respeitar,é reconhecer seu valor,é aceitar seus limites,quem faz uso da “indiferença” para ferir outrem,não é indiferente,é egocentrico,afinal,ser indiferente,é ser fiel a si mesmo e para isso,não precisamos pronunciar uma palavra,fazer uma careta,basta respeitar seus limites,seus valores enquanto pessoa humana e é um dieito que todos temos,a indiferença,se bem usada,trabalhada,bem guiada,pode nos levar ao céu,pois nos valoriza e eleva a auto estima,quem te respeita e faz questão de sua companhia,nunca merecerá sua indiferença,quem te fere,te diminui,não é que merece sua indierença,não merece a pessoa bacana,descolada,alegre,forte,guerreira,batalhadora,especial que vc é!!!
    Eu me amo,não é que eu não ligue pras pessoas,é que eu tenho gente demais que precisa de mim,do meu equilíbrio,da minha força pra continuar e pessoas que não valem a pena,acabam por roubar dos meus especiais,a energia que preciso dispensar á eles e tão somente á eles!
    indiferença é respeito a si mesmo,quem tem minha indiferença,certamente não me merece! Desculpa pelo longo texto,beijos a todos e muita paz!

  20. As pessoas tratam mal as outras porque são ruins. Essa é a verdde. Pensam que são melhores do que os outros, mas na realidade todos vão pra debaixo do chão! O importante é a pessoa ver na outra uma oportunidade de fazer o bem e de ajudar naquilo que estiver ao seu alcance. O bem que fazemos ao outro recai primeiro sobre nós mesmos. É muito gostoso saber que existe alguém que tem o prazer de ver o outro feliz. Hoje em dia isso é muito raro porque todos estão em busca de seus próprios interesses. É uma pena.

  21. Nem me fale em indiferença….sinto me humilhada de tanto ser tratada assim….

    primeiro pelo meu pai….depois pelo marido…agora ex…..parece carma…quanto

    mais preciso de amor…mais indiferença recebo….tem horas que acho que deus

    não existe mesmo…se existisse extinguiria esse sentimento do planeta…..

    ou puniria os indiferentes…..

Deixe um comentário

